Uma boa memória é indispensável em várias situações do dia a dia; veja alimentos que podem ajudar o seu cérebro a trabalhar melhor
Durante o dia a dia, é comum lidar com diversas coisas ao mesmo tempo. E é justamente por esse excesso de informação que o cérebro às vezes pode falhar e deixar algo passar em branco. Mas agora se isso vem acontecendo com frequência com você, que tal investir em alimentos que fazem bem para a memória?
Isso mesmo! Existem alimentos que podem ajudar e muito a manter o cérebro funcionando em seu perfeito estado. No entanto, é importante lembrar que apenas alimentação rica nestes ingredientes não faz todo o trabalho sozinho.
"Uma dieta saudável, exercícios aeróbicos regulares e sono adequado são essenciais para manter o cérebro saudável. Mas o envolvimento no trabalho e a satisfação com a vida são dois fatores adicionais que conferem benefícios à mente", comenta o Dr. Gabriel Novaes de Rezende Batistella, neurologista e neuro-oncologista, membro da Society for Neuro-Oncology Latin America (SNOLA).
Ficou curiosa (o) para saber quais são os alimentos que fazem bem para a memória? Então confira abaixo!
Salmão e atum
Enriquecer a sua alimentação com esses dois peixes pode lhe fazer muito bem! O ômega-3, presente em boa quantidade nessa dupla, ajuda a reduzir o tempo que você leva para memorizar informações.
"O ômega-3, presente nos peixes como salmão e atum, além das nozes, auxilia na comunicação entre os neurotransmissores, fazendo com que a memória e a concentração sejam fortalecidas", explica o Dr. Batistella.
Beterraba
Em um estudo recente, pessoas com mais 70 anos de idade tomaram suco de beterraba e fizeram exame de ressonância magnética. Os pesquisadores descobriram que a bebida melhorou o fluxo sanguíneo para o cérebro. O segredo: nitratos, compostos presentes na raiz e que melhoram a circulação sanguínea.
Alimentos verdes
Opções como o brócolis, espinafre, agrião e escarola são todos fontes de vitamina K e ácido fólico, essenciais para a saúde do cérebro. A vitamina K melhora a memória associada a fatos, enquanto o ácido fólico trabalha em conjunto com a vitamina B12 para otimizar a função cognitiva de pessoas mais velhas.